O consultor legislativo defende a regulação dos empregos por aplicativo, mas sem as regras da CLT…
O consultor legislativo Pedro Fernando Nery disse que revisar a reforma trabalhista vai “tumultuar” a criação de novos empregos. Ele afirmou que é raro um governo entregar uma taxa de desemprego menor do que herdou da gestão anterior.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiu o comando do Planalto com uma taxa de desocupação de 11,7%. O percentual caiu para 8,9% no trimestre encerrado em agosto. Esse é o menor nível desde 2015.
A reforma entrou em vigor em 2017. Pedro avalia que será preciso uma regulação sobre trabalhadores que têm ocupação por aplicativo, como entregadores e motoristas. A proposta também é defendida pelo candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Afirmou, porém, que será prejudicial adotar a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) para essas pessoas.
Pedro tem 34 anos. É doutor em economia e Bacharel em Ciências Econômicas pela UnB (Universidade de Brasília). Foi integrante do conselho de administração do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). Também é professor do do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa). Ele concedeu entrevista ao Poder Entrevista, gravada em 13 de outubro de 2022 no estúdio do Poder360, em Brasília.
Pedro Nery afirmou que o mercado é um dos temas da economia que mais têm surpreendido. Citou que o nível de ocupação que se aproxima de 100 milhões de pessoas e o presidente eleito receberá a taxa de desemprego menor do que quando assumiu o governo. “É muito raro um presidente entregar uma taxa de desemprego menor do que a que ele recebeu. Não que o presidente seja o causador disso. Eu acho que a gente pode esperar que esse cenário se mantenha”, disse.
Fonte: Poder 360