Outubro Rosa: Sefaz adere à campanha e ilumina prédio-sede

366

Outubro é considerado mundialmente o mês da campanha de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Em alusão ao movimento, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce) instalou iluminação noturna no Palácio da Fazenda, localizado na sede I (Av. Alberto Nepomuceno, 2). A partir desta segunda-feira (4),o prédio-sede reflete a cor rosa.

A coordenadora de Relações Institucionais (Corins), Germana Belchior, destaca que, anualmente, a Sefaz tem aderido à campanha Outubro Rosa. “A mobilização visa também a disseminação de dados preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.” Ela observa que ao abraçar a causa, as instituições ajudam a encorajar mulheres e, inclusive, homens a realizarem seus exames.

“O Palácio da Fazenda está com a fachada com a cor, para demonstrar a nossa preocupação em relação ao câncer de mama e também ao colo de útero. Precisamos nos encorajar para o autocuidado e perceber o nosso corpo. É fundamental chamar atenção para a prevenção, uma vez que, muitas vezes, nos estágios iniciais, a doença é assintomática”, ressalta Germana Belchior.

Câncer de mama

Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticados. Também é o câncer que mais mata.

Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente em mulheres acima de 50 anos. Existem vários tipos, porém alguns evoluem de forma mais rápida. A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame mensal e na realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 50 anos.

Fonte: Sefaz CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here