Novo sistema de execução financeira do Estado passa a funcionar a partir de 1º de janeiro

25

O novo sistema de execução financeira e orçamentária do Estado passa a funcionar a partir de 1º de janeiro de 2022. O Sistema Integrado de Planejamento e Administração Financeira do Estado do Ceará (Siafe-CE) vai substituir o Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR), em operação desde 2012.

Para o secretário executivo do Tesouro Estadual e Metas Fiscais da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fabrízio Gomes, o Siafe-CE possibilitará uma melhoria na qualidade da gestão fiscal do Estado. “O Ceará será um dos primeiros estados brasileiros a ter um sistema integrando todo o processo orçamentário, financeiro e contábil estadual. A ferramenta tem o intuito de dar ainda maior agilidade à execução financeira do Estado, permitindo mais eficiência e mais transparência”.

O orientador da Célula de Estudos e Normas Contábeis da Sefaz, Tony Magalhães, ressaltou que o novo sistema segue os padrões estabelecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional. Ele disse também que servidores de diversos órgãos estaduais fizeram um treinamento com a empresa desenvolvedora do Siafe durante o mês de novembro. A ideia é que eles atuem como multiplicadores nos locais de trabalho.

Magalhães também destacou os benefícios da nova plataforma. “Vai permitir uma evolução na forma que se faz gestão financeira e contábil no Estado em relação ao que temos hoje. Disponibilizará mais ferramentas de apoio para os gestores, para suportar as tomadas de decisão deles. Outra vantagem é a maior transparência para os órgãos de controle e para a sociedade de uma forma geral.”

O gestor fazendário observou ainda que o sistema utiliza um modelo inteligente e flexível de configuração que permite aos técnicos da Sefaz a adoção de novos procedimentos contábeis sem necessidade de intervenção da área da Tecnologia da Informação. “Alguns módulos trazem funcionalidades novas que facilitarão, por exemplo, o controle do fluxo de caixa, de custos e das empresas dependentes. Além do novo sistema estar adequado aos padrões exigidos como de transparência, disponibilidade, responsabilidades, tempestividade e verificabilidade”.

Sobre o Siafe-CE

O Sistema Integrado de Planejamento e Administração Financeira do Estado do Ceará (Siafe-CE) visa atender ao Decreto Nº 10.540/2020, do Governo Federal, que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle.

Fonte: Sefaz CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here