Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Saiu na Imprensa

  29/07/2015   

BA: Inovações tecnológicas da Sefaz-BA tornam realidade a fiscalização online

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) vem ampliando os recursos disponíveis para melhorar o planejamento e a execução da fiscalização. Ao todo, os investimentos em tecnologia previstos pela secretaria somam R$ 93 milhões até 2018. Entre 2013 e 2014 foram investidos R$ 9 milhões no desenvolvimento de inovações como a Malha Fiscal Censitária - ferramenta de fiscalização digital que faz o cruzamento dos dados eletrônicos dos contribuintes, incluindo operações comerciais e fiscais.

Entre as novidades estão o Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), um canal direto de comunicação entre o fisco e o contribuinte que será lançado em julho, e a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), com lançamento previsto para setembro, que beneficia o consumidor final ao oferecer facilidades como o envio de notas por e-mail e armazenamento online das notas. Outra vantagem é a redução de custos nas operações das empresas.

Ainda no segundo semestre, começam a operar os Centros de Monitoramento Online, que objetivam identificar movimentações suspeitas envolvendo uso de laranjas e fraudadores, os quais se disfarçam como empresas regulares para burlar o fisco. Vão ser implantados três centros regionais nas Diretorias de Administração Tributária da Sefaz-BA sediadas em Salvador (RMS), Feira de Santana (norte) e Vitória da Conquista (sul). Cada centro estará vinculado a equipes de fiscalização localizadas nas principais inspetorias fazendárias de sua respectiva região.

Entre os projetos em fase piloto destaca-se a modernização do processo de fiscalização de mercadorias em trânsito no País, com o Canal Verde Brasil-ID (Sistema Nacional de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias), que já está reduzindo o tempo de entrega de mercadorias em até dois dias. O resultado foi constatado pela empresa Atlas Transportes & Logística, que participa do projeto-piloto para transportar mercadorias de São Paulo para a Bahia, em  parceria com a (Sefaz-BA) e as instâncias técnicas das secretarias estaduais de Fazenda.  
 
Simplificação

Com a crescente atuação online, a fiscalização está cada vez mais próxima do fato gerador, ou seja, o momento em que acontece a circulação das mercadorias, modernizando o planejamento e a execução fiscal, além de evitando o acúmulo de pendências tributárias. “Junto com o excelente trabalho, que vem sendo desenvolvido pela equipe da Sefaz, o foco é manter a secretaria sempre online, simplificando a vida do contribuinte, melhorando a prestação de serviços e tornando mais efetivo o combate à sonegação”, explica o secretário da Fazenda, Manoel Vitório.

Os dados necessários a esse novo ciclo da fiscalização estão disponíveis graças ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), em fase de implantação de forma conjunta pelas secretarias de Fazenda de todo o País. Os avanços do Sped têm ampliado a atuação online a partir de funcionalidades, que já fazem parte do dia a dia das empresas, conhecidas por siglas como EFD (Escrituração Fiscal Digital), NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos).
 
“Com o advento do Sped, as possibilidades se ampliaram bastante. Agora é possível obter as informações contábeis dos contribuintes de forma rápida e minuciosa. Além disso, podemos fazer variadas prospecções através de batimentos de dados eletrônicos, o que torna mais fácil o mapeamento de contribuintes irregulares”, explica o superintendente de Administração Tributária da Sefaz-BA, José Luiz Souza.
Marcadores: bahia; nota fiscal eletrônica
Fonte: Governo da Bahia
Link: http://www.ba.gov.br/2015/06/126033,14/Inovacoes-tecnologicas-da-Sefaz-BA-tornam-realidade-a-fiscalizacao-online.html
Última atualização: 29/07/2015 às 10:13:45
 
Nota da Assessoria: O Sintaf não se responsabiliza pelo conteúdo e/ou opiniões emitidas nas notícias reproduzidas nesta área. As notícias aqui disponibilizadas são reprodução de temas de interesse veiculados na mídia.
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente

Comentários

Seja o primeiro a comentar. Basta clicar no botão acima.

Rua Agapito dos Santos, 300 - Centro
Fortaleza/Ce | CEP 60010250

www.igenio.com.br