Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Saiu na Imprensa

  21/06/2018   

Camilo declara emergência em 26 municípios do Ceará

Fundamentado em parecer técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar, o governador Camilo Santana declarou situação de emergência por seca em áreas de 26 municípios cearenses. Esses municípios somam-se aos 48 que permanecem com áreas em emergência já declaradas pelo Estado e ao município de Senador Pompeu, que decretou emergência por estiagem no começo de janeiro. Assim, ao todo, há 75 municípios cearenses com áreas em situação de emergência por estiagem ou seca.
 
O parecer da Defesa Civil analisou os danos e prejuízos da seca informados pelos municípios no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, bem como dados das chuvas, das reservas de água, do abastecimento de água potável e das perdas agrícolas. Concluiu-se que a declaração de emergência e o posterior reconhecimento federal se fazem necessários para a continuidade das seguintes ações complementares de assistência à população e de restabelecimento do abastecimento d’água nas áreas atingidas pela seca: Operação Carro-Pipa federal, realizada nas áreas rurais semiáridas; Operação Carro-Pipa estadual, nas áreas urbanas e rurais não semiáridas; renegociação de financiamentos realizados por produtores rurais e outras ações custeadas com recursos federais, como a perfuração e instalação de poços e montagem de adutoras.
 
Abaixo da normalidade
 
Desde 2012, a média anual de chuvas tem ficado abaixo da normalidade no Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Neste ano, apesar de sensível melhora, as chuvas de janeiro a maio ficaram 8% abaixo da média histórica para o período. Em consequência, os principais reservatórios de água do Estado, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), permanecem com volume reduzido, com apenas 16,6% da capacidade de armazenamento preenchida. Em muitas localidades do Estado, o abastecimento de água potável permanece sendo realizado de forma emergencial.
 
 
Fonte: O Estado - Ceará
Link: https://www.oestadoce.com.br/ceara/camilo-declara-emergencia-em-26-municipios-do-ceara
Última atualização: 21/06/2018 às 10:06:34
 
Nota da Assessoria: O Sintaf não se responsabiliza pelo conteúdo e/ou opiniões emitidas nas notícias reproduzidas nesta área. As notícias aqui disponibilizadas são reprodução de temas de interesse veiculados na mídia.
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente

Comentários

Seja o primeiro a comentar. Basta clicar no botão acima.

Rua Agapito dos Santos, 300 - Centro
Fortaleza/Ce | CEP 60010250

www.igenio.com.br