Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Saiu na Imprensa

  13/06/2018   

Alta no PIB do Ceará é três vezes maior que a do Brasil

A alta do Produto Interno Bruto do Ceará (PIB) no primeiro trimestre de 2018 ante igual período do ano passado foi de 1,55%. Com o resultado, o avanço do PIB no Estado foi três vezes maior que o do País (0,4%).
 
O setor agropecuário despontou no resultado do trimestre, seguido pela indústria e serviços. Os números de cada segmento, além dos fatores que responderam pelo crescimento, serão divulgados hoje pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
 
“O fato de o Ceará crescer mais que o Brasil está relacionado, em maior escala, à participação do setor de serviços. No País, há uma dependência com a indústria. Outro ponto é o volume de investimentos públicos, que repercute no segmento (serviços), na indústria, via construção civil”, adiantou Nicolino Trompieri Neto, coordenador de Contas Regionais do Ipece.
 
Em 2017, o PIB cearense avançou 1,87% e o do País a 1%. Já no último trimestre do ano passado, de outubro a dezembro, o crescimento da economia estadual foi de 3,24%. No Brasil, o aumento foi de 0,2%.
 
“O Ceará está crescendo acima do Brasil num momento difícil da economia brasileira, de recuperação”, disse Camilo Santana (PT), governador do Estado, ao vivo, em sua página no Facebook.
 
Apesar de o Estado apresentar alta maior que a do País, a participação do Ceará no PIB do Brasil, quase 2%, é pequena, mas começa a mudar. “As taxas de crescimento são maiores que outros estados”, destacou Ricardo Coimbra, mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
O fortalecimento da Zona de Processamento de Exportações do Ceará (ZPE Ceará), os hubs (aeroportuário, portuário e cabos submarinos), somados com o controle fiscal contribuem para o cenário. “Isso acontece não em função da gestão do Camilo (Santana), mas sim das políticas adotadas desde o Governo Tasso, passando por Ciro Gomes, Lúcio Alcântara e Cid Gomes”, considerou.
 
O economista também considera que o Estado deve fechar o ano com crescimento superior ao do Brasil. A agropecuária será o principal indutor. “O Brasil vai crescer menos de 2%, enquanto o Ceará crescerá mais. O aporte de chuvas do começo do ano melhorou o cenário. A indústria, por sua vez, vai crescer de maneira mais lenta ao longo dos anos”, ressalta.
 
SETOR SE DESTACA
 
Na avaliação do economista, o setor de serviços do Estado também experimentará elevação do Produto Interno Bruto (PIB), puxado pela sensível melhora do consumo.
Marcadores: PIB Ceará
Fonte: O Povo - Economia
Link: https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2018/06/alta-no-pib-do-ceara-e-tres-vezes-maior-que-a-do-brasil.html
Última atualização: 13/06/2018 às 14:35:52
 
Nota da Assessoria: O Sintaf não se responsabiliza pelo conteúdo e/ou opiniões emitidas nas notícias reproduzidas nesta área. As notícias aqui disponibilizadas são reprodução de temas de interesse veiculados na mídia.
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente

Comentários

Seja o primeiro a comentar. Basta clicar no botão acima.

Rua Agapito dos Santos, 300 - Centro
Fortaleza/Ce | CEP 60010250

www.igenio.com.br