Nota de falecimento: Rosa Maria Ferreira da Fonsêca

911
Rosa da Fonsêca

A Diretoria Colegiada do Sintaf comunica, com imenso pesar, o falecimento da professora e ex-vereadora Rosa Maria Ferreira da Fonsêca, irmã da servidora fazendária aposentada Cristina Fonsêca. Ex-presa política, Rosa foi a fundadora do Movimento Crítica Radical e deixa um legado marcante na luta por democracia, justiça social e emancipação humana.

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Povo, o velório acontecerá na Funerária Ethernus, na Aldeota, a partir das 22h desta quarta-feira (1º) e será aberto ao público das 8h às 15h desta quinta-feira (2).

Rosa da Fonsêca é um ícone de nossa geração, onde a utopia superava o medo e o sonho transpassava os limites da razão. A categoria fazendária terá para sempre uma ligação com Rosa, por meio da Fundação Sintaf, que se encontra instalada numa casa onde funcionou a União das Mulheres Cearenses, entidade coordenada por Rosa.

Recentemente a Fundação Sintaf publicou artigo em sua homenagem, “As mangueiras de Jader de Carvalho e Rosa da Fonseca”, disponível em https://fundacaosintaf.org.br/artigo-as-mangueiras-de-jader-de-carvalho-e-rosa-da-fonseca-por-tarcisio-matos/.

A Diretoria Colegiada do Sintaf registra sua homenagem a essa militante histórica, por todas as lutas que ela abraçou, com determinação, contra a ditadura, contra a crueldade do capitalismo, a favor do meio ambiente, das mulheres, da educação e dos direitos humanos, por justiça social e solidariedade.

Rosa lutou com bravura e coerência – e era ainda mais bela por sonhar com a beleza de uma sociedade justa e igualitária para todos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here