Mês do Fazendário: primeira live destaca setembro amarelo e prevenção à saúde

442

Com o tema “A Cafaz e os programas de promoção da saúde”, atividade marcou a abertura da programação especial em comemoração ao Mês do Fazendário

O Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) promoveu, na manhã do dia 15 de setembro, a primeira atividade da programação planejada para o Mês do Fazendário. A live “A Cafaz e os programas de promoção da saúde” abordou os serviços oferecidos pela Caixa de Assistência e a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Sintaf e contou com a participação das convidadas Ivany Araújo, presidente da Cafaz Saúde, Dra. Christianne Menescal, gerente técnica da Cafaz, e da psicóloga Ana Carla Bandeira, também da Cafaz, que discutiram sobre a campanha “Setembro Amarelo: um cuidado com a vida”.

“Nós, fazendários, trabalhamos tanto no lado da arrecadação de receitas quanto no intuito de propiciar a realização das políticas públicas. Então, nós temos esse duplo papel na execução de todos os serviços do Estado. É necessário perseguir um tema tão importante como a manutenção da saúde, principalmente após esses dois anos de pandemia, onde doenças psicológicas se manifestaram muito mais fortemente”, expôs a presidente da Cafaz, Ivany Araújo.

A gerente técnica da Cafaz, Dra. Christianne Menescal, detalhou os serviços oferecidos pela Caixa de Assistência aos servidores da Fazenda, destacando o atendimento humanizado e o contato próximo com os seus beneficiários: “O sistema de monitoramento, por exemplo, é quase uma conversa, onde a Cafaz tem a possibilidade de conhecer os seus beneficiários. Com a pandemia, nós nos deparamos com o isolamento social, o mundo virtual, o telemonitoramento, a teleconsulta, e isso representou um agravante para algumas pessoas que até então não tinham nenhum problema de saúde mental. Então nós trabalhamos alguns programas como o de Saúde Integral, o Reviver e o Bem-querer. O berço da telemedicina na Cafaz foi justamente com a psiquiatria, a psicologia e a homeopatia”, evidenciou a médica.

A psicóloga Ana Carla Bandeira, por sua vez, ressaltou a importância de se dar visibilidade à campanha Setembro Amarelo, reforçando que a informação é um caminho para a prevenção ao suicídio. “Todos os anos nós trabalhamos a campanha Setembro Amarelo, mas ainda assim muitas pessoas não conhecem o tema. Os dados estatísticos continuam sendo alarmantes. Assim, o fato de estarmos aqui falando sobre isso é muito importante, pois o acesso à informação ajuda na prevenção”, enfatizou Ana Carla.

A psicóloga realizou uma apresentação com breve contexto sobre a campanha e dados do Ceará, do Brasil e do mundo relativos ao suicídio. Durante sua explanação sobre o assunto, elencou comportamentos, fatores de risco e fatores de proteção que devem ser observados. Entre as perspectivas para prevenção, Ana Carla apontou o acesso à informação, o tratamento de transtornos mentais já diagnosticados (como depressão, por exemplo), o controle de substâncias tóxicas e a moderação no uso das redes sociais.

Os internautas participaram do evento virtual e deixaram seus comentários. “Parabéns pela temática tão relevante!”, registrou Julyanna Santos. A fazendária Mirtes Lima escreveu: “Espero chegar aos 100 anos com todo esse carinho e cuidados da Cafaz!”.

A live está disponível na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=AADnDq4DDnY e a programação completa do Mês do Fazendário pode ser acessada aqui.

A realização do Mês do Fazendários é uma parceria entre o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), a Fundação Sintaf, a Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (AAFEC), a Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz Saúde) e a União dos Funcionários Fazendários do Estado do Ceará (UFFEC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here