Grupo debate reforma dos impostos
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou no fim da tarde desta 2ª feira (22.jun.2020) que a reforma tributária está madura e pode ter a discussão retomada em breve.
“Está mais que maduro para que nas próximas semanas ou nos próximos dias a gente possa retomar os debates na comissão especial”, disse Maia. Ele também afirmou que pediu a retomada dos trabalhos do grupo para o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Como a comissão é mista, formada por deputados e senadores, é Alcolumbre quem decide sobre o grupo.
O presidente da Câmara falou em transmissão ao vivo do site Congresso em Foco. Além dele, também participou outro deputado importante para a reforma tributária: o relator, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
Rodrigo Maia diz que é possível ter o texto pronto para tramitar na Câmara na 2ª quinzena de agosto. A partir daí, poderia passar pela comissão especial e pelo plenário.
A Câmara tem trabalhado em sistema de votação remota por causa da pandemia. As comissões não estão funcionando. Maia citou a comissão especial porque, em agosto, ele espera que a Casa esteja voltando ao funcionamento normal.
A reforma tributária discutida no Congresso é focada nos impostos sobre o consumo. Maia afirma que seria importante também debater a tributação sobre a renda.
Para isso, porém, seria necessário criar uma nova comissão de deputados e senadores, para não misturar as duas discussões. O presidente da Câmara diz ser favorável a uma tributação mais progressiva. Ou seja, impostos maiores para os mais ricos.
Fonte: Poder 360