Maia descarta nova CPMF e vê reforma tributária como prioridade

660
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-AP) afirmou neste domingo, em entrevista à Globonews, que não há qualquer chance, enquanto ele estiver no comando da Casa, de se aprovar um novo imposto nos moldes da antiga CPMF. “Sou radicalmente contra CPMF ou um imposto disfarçado. Até 1º de fevereiro, enquanto eu for presidente, não contem com a presidência da Câmara, não será pautada criação de imposto.

Para Maia, “a aprovação de uma reforma tributária é prioridade” para que o país tenha condições de futuramente retomar o crescimento, bem como uma reforma administrativa que privilegie a meritocracia no serviço público. “Prioridade número um para Brasil voltar a ser competitivo é a reforma tributária. Precisamos retomar esse debate nesta semana. Impacto de médio e longo prazo, ganho de captação de investimentos”.

Questionado sobre o Renda Brasil, programa de distribuição de renda com o qual o governo pretende substituir o Bolsa Família, Maia disse que ele não ataca a questão mais importante, que é promover a mobilidade social das famílias. “Renda Brasil é mais do mesmo, unificar o que já existe, aumentar o valor. Precisamos ir além da transferência de renda. Precisamos ter uma variável que estimule a mobilidade social das famílias. Tem de premiar quem consegue emprego”.

Neste ponto, e lembrando os efeitos da pandemia, Maia previu que o desemprego no Brasil pode chegar a 17% da população economicamente ativa.

Maia previu ainda que a Câmara fará esta semana as discussões finais para regulamentar a criação do novo Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). “O texto melhorou muito, está muito bom. Temos mais uma semana de debate e depois devemos votar. Essa matéria é fundamental”.

Fonte: Valor Econômico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here