O leilão de blocos exploratórios de petróleo em regime de concessão da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) arrecadou R$ 421,7 milhões para o governo federal. O certame ocorreu nessa quarta-feira (13/12) e o montante será pago no ato da assinatura dos contratos. No total, segundo a ANP, 192 blocos dos 602 ofertados foram arrematados por 15 diferentes empresas, que entraram na disputa sozinhas ou em consórcio.
Entre as empresas tradicionais do setor, as grandes vencedoras foram a Petrobras (PETR4) e a britânica Shell. Juntas, arremataram 29 blocos na Bacia de Pelotas, no litoral sul do País. Em três desses blocos, ambas terão como sócia a petroleira chinesa CNOOC, que atua na área do pré-sal há anos. Na mesma Bacia de Pelotas, a norte-americana Chevron arrematou outros 15 blocos. Os lances vencedores por Pelotas corresponderam a 71% do total arrecadado no leilão ou R$ 298,74 milhões.
No 3º Ciclo de Oferta Permanente no regime de concessão, realizado em abril do ano passado, 59 blocos foram arrematados por 13 empresas, com arrecadação de R$ 422 milhões, até então o recorde para o modelo. Na Amazônia, a produtora de gás Eneva arrematou a área de acumulação marginal de Japiim logo na abertura do certame. A companhia chegou a disputar mais um campo na Bacia do Amazonas, mas perdeu para o grupo Atem, que arrematou bloco AM-T-63 por R$ 5,08 milhões. O empresário mineiro Ernani Machado, presidente da Elysian, arrematou sozinha 122 blocos adquiridas nas bacias de Potigar, Espírito Santo e Sergipe-Alagoas. Juntos, os blocos somaram um bônus R$ 12 milhões e devem receber investimentos de cerca de R$ 400 milhões.









