Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


27/08/2018

Fala Fisco - Nº 65 - Agosto de 2018 - Retrospectiva

Editorial: A marca da união

Toda gestão do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) deixa gravada, na história, uma marca de coragem e combatividade, que se traduz em conquistas. No caso da gestão 2015-2018, a regulamentação do teto remuneratório para todos os servidores estaduais, fruto do esforço da Diretoria e da categoria, demonstrou a força e a união dos fazendários cearenses. No entanto, os servidores não lutaram apenas por suas demandas específicas, mas se somaram a milhares de brasileiros contra projetos que ameaçavam – e continuam ameaçando – o serviço público e os trabalhadores de um modo geral.
 
Os últimos três anos foram de muita resistência. Apesar das críticas, protestos e oposição do movimento sindical, foram aprovadas a reforma trabalhista, a terceirização ilimitada e o congelamento dos gastos públicos. O trabalho dos sindicatos e centrais sindicais foi tentar barrar a tramitação dos projetos ou minimizar os prejuízos para os trabalhadores e para a sociedade. Nesse intuito, o Sintaf se uniu aos agentes do Fisco de todo o País e demais carreiras de Estado. Em meio ao cenário desalentador, uma vitória: a suspensão da reforma da Previdência.
 
A nova gestão do Sintaf inicia os trabalhos com os desafios de incorporar 100% do piso do PDF aos vencimentos dos fazendários, aprovar a Lei Orgânica estadual (LOAF) e lutar por uma reforma Tributária que promova justiça fiscal e minimize as desigualdades sociais. Essa reforma passa, necessariamente, pela alteração do pacto federativo, para que mais recursos federais possam ser distribuídos entre estados e municípios, a serem aplicados nas atividades fins dos entes federativos.
 
Rumo aos 30 anos de lutas e conquistas, o Sintaf ainda deixará muitas marcas na trajetória da categoria que não poderão ser apagadas.
 
Última atualização: 01/10/2018 às 14:50:28
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
 

Colunas

Versão em PDF

Edições Anteriores

Clique aqui para visualizar todas as edições do Fala Fisco
 

Rua Agapito dos Santos, 300 - Centro
Fortaleza/Ce | CEP 60010250

www.igenio.com.br