Imposto de renda: dicas para declarar de última hora, corrigir erros e evitar golpes

365

Confira as orientações para a declaração do IRPF 2022 na reta final, passo a passo para correção de erros e alerta sobre golpes na restituição do imposto

A oito dias do prazo final para a declaração do Imposto de Renda 2022, que vai até o dia 31 de maio, uma terça-feira, O POVO traz dicas para o preenchimento dos dados de última hora do contribuinte, como corrigir erros e não cair em golpe.

Confira dicas de como declarar imposto de renda pela primeira vez, como corrigir erros na declaração e evitar golpes (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução
Confira dicas de como declarar imposto de renda pela primeira vez, como corrigir erros na declaração e evitar golpes

O último dado divulgado pela Receita Federal mostra que 548.600 contribuintes no Ceará já cumpriram com suas obrigações. Para o ano-calendário, são esperados 750 mil envios. Até a mesma data, no Brasil, 24.292.212 milhões de declarações foram recebidas. A expectativa é de 34.100.000 de envios.

Lembrando que, com a greve dos funcionários da RF, os dados sobre IR somente são divulgados às segundas e quartas, às 11 horas, e sextas às 16 horas.

Declaração de última hora do Imposto de Renda

No País, a Receita Federal aguarda 12 milhões de declarações do Imposto de Renda 2022 (IR). Caso o envio seja feito após o prazo determinado, o dia 31 de maio, o valor da multa é de 1% ao mês sobre o do imposto devido. A quantia mínima é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20%.

A declaração pode ser enviada pelo computador usando o programa IRPF 2022, disponível no site do Fisco, ou pelo celular, por meio do aplicativo de mesmo nome, disponível para Android e iOS. Em 2022, o pagamento ou restituição do IR pode ser feito por Pix para aqueles que têm o CPF como chave.

O professor de ciências contábeis da Mackenzie, Murillo Torelli, comenta sobre como conseguir os documentos necessários para a declaração. “Busque com os empregadores os informes de rendimentos do trabalho, com os bancos os informes de rendimentos das aplicações financeiras e saldo de empréstimos”, indica.

Dados relativos a alterações patrimoniais, como compra ou venda de veículos e imóveis, também devem ser incluídos na declaração.

Após o envio do documento, é importante monitorar o processamento dos dados, recomenda Nathaniel Pereira, cofundador de franquia de escritórios contábeis. Para ele, criar uma rotina de verificação da situação do documento no portal da Receita Federal é fundamental para que eventuais erros sejam prontamente corrigidos.

Passo a passo: como corrigir erros da declaração do Imposto de Renda?

Para correção de erros de uma declaração já entregue, é necessário o envio de uma retificadora, com todos os ajustes necessários, sejam eles de alteração, exclusão ou adição de informações.

Para retificar a declaração no programa da Receita Federal, de acordo com guia elaborado pela fintech Nubank, deve-se:

  • Abrir o programa IRPF 2022, clicar em “Declaração”, e então em “Retificar”, no lado esquerdo da tela;
  • Selecionar a declaração corrigida, que pode ser identificada pelo número do recibo, pelo tipo (completa ou simplificada), ou pelo nome e CPF do contribuinte;
  • O programa gera automaticamente uma cópia da declaração enviada com erros na aba “Em preenchimento”;
  • O título “Retificadora” aparecerá ao lado do nome do contribuinte, que deve abrir a declaração e fazer as alterações necessárias;
  • Ao finalizar, clique em “Entregar declaração”, do lado esquerdo da aba “Declaração”.

Outra possibilidade que o guia apresenta é a de enviar a declaração retificadora pelo site da Receita Federal, usando o portal e-CAC:

  • Na tela principal, digite o CPF do contribuinte, o código de acesso (gerado pelo próprio site) e a senha nos locais indicados;
  • Acesse “Meu Imposto de Renda”, no lado esquerdo da tela;
  • Clique em “Extrato de Processamento” e selecione o ano da declaração deve ser corrigida;
    Selecione “Declaração online”;
  • Quando uma cópia da declaração a ser corrigida aparecer na tela, faça os ajustes necessários;
  • Quando concluir, clique em “Finalizar Declaração”.

Imposto de Renda 2022: cuidado com o golpe da restituição

O Imposto de Renda pode ser usado como isca para roubo de dados ou mesmo de dinheiro dos contribuintes, alerta o advogado Afonso Morais. Segundo o especialista, os golpistas enviam links maliciosos por email, SMS, WhatsApp e Telegram com promessas de facilitar a obtenção do dinheiro da restituição em troca de pagamentos.

Nas mensagens, “Saque imediato” ou similares são usadas como assunto. No texto, são expostas informações que buscam atrair o leitor a clicar em links, frequentemente maliciosos, que podem comprometer a máquina utilizada com vírus.

Morais também alerta para outras vertentes do crime, com “pessoas ou empresas que prometem antecipar o valor sem garantias”. O advogado ainda adverte que a Receita Federal não envia links por mensagem, e pede aos contribuintes que façam todas as comunicações com o órgão por meio das plataformas oficiais, como o Portal e-CAC e o Gov.br.

Para restituição do valor do imposto, as tramitações entre a Receita Federal e os contribuintes serão feitas por meio da conta bancária indicada no ato da declaração.

Como corrigir erros

Para correção é necessário o envio de uma retificadora.

1. Abra o programa IRPF 2022, clicar em “Declaração” e em “Retificar”.

2. Selecione a declaração corrigida, que pode ser identificada pelo número do recibo, pelo tipo (completa ou simplificada), ou pelo nome e CPF.

3. O programa gera uma cópia da declaração enviada com erros na aba “Em preenchimento”.

4. O título “Retificadora” aparecerá ao lado do nome do contribuinte, que deve abrir a declaração e fazer as alterações.

5. Finalize e clique em “Entregar declaração”.

Outra alternativa é o portal e-CAC:

1. Na tela principal, digite o CPF, o código de acesso (gerado pelo site) e a senha nos locais indicados.

2. Acesse “Meu Imposto de Renda”.

3. Clique em “Extrato de Processamento”, selecione o ano e depois “Declaração online”.

4. Quando uma cópia da declaração aparecer faça os ajustes.

5. Clique em “Finalizar Declaração”.

Fonte: RF e Nubank

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here