“Império do Bacamarte” celebra os 30 anos da 1ª edição em Sessão Solene na Assembleia Legislativa

539

Obra de Joaryvar Macedo, a mais ampla abordagem sobre o coronelismo no Cariri cearense, será apresentada pelo poeta Dimas Macedo

O Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e a Fundação Sintaf convidam a categoria fazendária para a sessão solene em comemoração aos 30 anos de lançamento do livro “Império do Bacamarte”, na próxima quinta-feira, 19 de maio de 2022, às 18h, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará. O requerimento é de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual Evandro Leitão, atendendo a solicitação da Fundação Sintaf, e prestará várias homenagens.

Marco na historiografia política do Ceará, o livro “Império de Bacamarte”, de Joaryvar Macedo, traz uma abordagem ampla e clara sobre a temática do coronelismo no Cariri cearense, sendo o mais completo ensaio do gênero até hoje escrito no Nordeste brasileiro. Foi publicado originalmente em 1990 pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dentre os homenageados estão a sra. Rosalba Macedo, viúva do autor; o ex-governador do Ceará, Gonzaga Mota, chefe do Executivo quando Joaryvar foi Secretário de Cultura do Estado; o ex-governador Lúcio Alcântara, em nome da Academia Cearense de Letras; Liduíno de Brito, diretor-geral da Fundação Sintaf; e Remo Moura, diretor de Relações Intersindicais do Sintaf.

Edição comemorativa

Em 2022, celebram-se os 30 anos do lançamento da primeira edição e de falecimento do escritor, historiador e professor Joaryvar Macedo, nascido em Lavras da Mangabeira. O lançamento da edição comemorativa aconteceu em 04 de março deste ano, na Universidade Regional do Cariri – Urca.

“Temos por missão promover a divulgação do conhecimento científico, tecnológico, educacional e artístico através da edição de livros, periódicos e de outras formas de comunicação, em especial a promoção e o apoio a eventos culturais e científicos, com ênfase à história do povo cearense”, destaca o diretor-geral da Fundação Sintaf, Liduíno de Brito.

SERVIÇO
Sessão solene em comemoração aos 30 anos do lançamento do livro “Império do Bacamarte”
Data/hora: 19 de maio de 2022, às 18h
Local: Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (Rua Barbosa de Freitas, 2674)
Traje: passeio completo
Apresentação obrigatória do comprovante de vacinação contra a covid-19

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here