IBGE: desemprego no país cai e fica em 8,4%

336

A taxa de desemprego brasileira ficou em 8,4% no trimestre até janeiro deste ano, a menor para o intervalo até janeiro desde 2015 (6,9%). O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme o órgão, o indicador apresentou estabilidade frente ao trimestre até outubro de 2022 (8,3%), o período anterior da série histórica comparável da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

A taxa de 8,4% é Analistas, contudo, enxergam reflexos da desaceleração da atividade econômica sobre parte dos indicadores da pesquisa.
A população ocupada com algum tipo de trabalho, por exemplo, caiu para 98,6 milhões até janeiro. O dado significa uma baixa de 1% (menos 1 milhão de pessoas) em relação ao trimestre anterior. A queda veio após uma sequência de nove trimestres de crescimento ou estabilidade.

A taxa de 8,4% ficou ligeiramente acima das projeções do mercado financeiro. Na mediana, analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam desemprego de 8,2%. No trimestre até dezembro, que integra outra série da Pnad, a taxa já estava em 7,9%.

O número de desempregados foi estimado em 9 milhões nos três meses encerrados em janeiro. A população desempregada, conforme as estatísticas oficiais, é formada por pessoas de 14 anos ou mais que estão sem trabalho e que seguem à procura de novas vagas. Já a população fora da força de trabalho alcançou 66,3 milhões até janeiro. O número cresceu 2,2% ante o trimestre anterior (mais 1,4 milhão).

“A gente já notava que a ocupação vinha perdendo força, e isso se consolida com a queda neste trimestre. A taxa de desemprego só não expandiu agora porque a pressão [da busca por vagas] sobre o mercado de trabalho foi mantida na estabilidade. Se dependesse da ocupação, o movimento seria de aumento na taxa”, disse Adriana Beringuy, pesquisadora do IBGE, ao reiterar que o período até janeiro não costuma ser dos mais intensos em termos de procura por emprego devido a fatores como as férias.

Fonte: O Estado CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here