O Sintaf publicou na edição de hoje, 28 de setembro, do jornal O Povo (1º caderno), nota pública em homenagem ao Dia do Servidor Fazendário. Confira:
“Servidor fazendário: compromisso e eficiência
a serviço da sociedade”
Comemoramos, no dia 28 de setembro, o Dia do Servidor Fazendário, aquele que é responsável por tributar, arrecadar e fiscalizar os recursos tão necessários à manutenção do Estado e à implementação de políticas públicas que beneficiam toda a população – especialmente a mais vulnerável – nas áreas da saúde, educação, saneamento, habitação, segurança e tantas outras.
Nesta data, o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) parabeniza todos os fazendários cearenses, enaltecendo o esforço, o comprometimento e a eficiência no cumprimento de sua missão.
Mas nem tudo é celebração. No contexto de regulamentação da Reforma Tributária, o Sintaf vê com apreensão o futuro das administrações tributárias estaduais e municipais.
Sabemos que a referida reforma, efetivada por meio da Emenda Constitucional nº 132/2023, promoveu significativa alteração no sistema tributário nacional, principalmente no que concerne à tributação sobre o consumo.
A preocupação expressada não apenas pelo Sintaf, mas também pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), é com um possível esvaziamento dos fiscos locais devido à centralização da arrecadação no Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência federal.
Acreditamos que um Fisco forte valoriza e investe em seu quadro de servidores. Por isso, acompanhamos de perto os desdobramentos da Reforma Tributária e de outros projetos que impactam os servidores públicos.
Parabéns, fazendários(as) cearenses!
- Página publicada no jornal O Povo (arquivo em PDF)