Em 2016, o Sintaf apresentou o pedido de incorporação do piso do PDF ao então governador Camilo Santana (PT).
Em 2019, Camilo Santana comprometeu-se a incorporar 100% do piso do PDF até o final de seu mandato.
Em 2021, foi incorporado 62,27% do piso do PDF, resguardando os aposentados.
Em 2022, o percentual restante do piso do PDF (37,73%) foi convertido em VPNI, como forma de sanar questionamentos jurídicos à remuneração.
Ainda em 2022, a reivindicação foi apresentada aos candidatos ao Governo do Estado mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais.
Em junho de 2023, o Sintaf reuniu-se com o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, para tratar das demandas fazendárias, dentre elas a incorporação da VPNI.
No mesmo mês, o governador eleito, Elmano de Freitas (PT), recebeu a Diretoria Colegiada no Palácio da Abolição e afirmou que não poderia atender àquela demanda em 2023, mas concordou com a sugestão do Sintaf de iniciar as tratativas e estudos de impacto junto à Sefaz.
Em julho de 2023, a Diretoria reuniu-se com o deputado federal Idilvan Alencar (PDT) para reforçar os pleitos da categoria, dentre eles a incorporação da VPNI. Na ocasião, o parlamentar reiterou seu compromisso com as pautas fazendárias.
Em agosto de 2023, por meio do ofício ao Secretário da Fazenda (nº 212/2023) o Sintaf enviou uma proposta de minuta de projeto de lei para a extinção da VPNI e sua integração aos vencimentos.
Em janeiro de 2024, a primeira reunião do ano entre a Diretoria Colegiada e o Secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, ocorreu com a participação do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT). No encontro, foram destacadas três reivindicações da categoria, consideradas como prioridade: incorporação da VPNI, aprovação da Lei Orgânica da Administração Fazendária e sustentabilidade da Cafaz Saúde.
No decorrer do ano, a proposta tramitou nas diversas instâncias do Executivo Estadual, sob cobrança constante da Diretoria Colegiada e da categoria fazendária.
Em 16 de setembro, véspera de Assembleia Geral, a proposta encontrava-se estagnada na PGE. O Sintaf reuniu-se novamente com o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, e com o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, com a participação da senadora Augusta Brito (PT), do procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes, e do deputado federal Idilvan Alencar (PDT). Com isso, obteve o compromisso do governo de que o projeto seria encaminhado até o final de outubro para a Assembleia Legislativa do Ceará.
Em 17 de setembro, no auditório da Sefaz, os fazendários cearenses aprovaram a última versão da minuta do projeto de incorporação da VPNI, negociada com o governo do Estado.
Em 25 de novembro, enquanto o projeto se encontrava parado na Casa Civil, os fazendários deliberaram, em Assembleia Geral, por um dia de protesto e paralisação. No mesmo dia, o governador Elmano de Freitas assinou o projeto e o remeteu à Alece.
[…] Confira o histórico da luta pela incorporação da VPNI […]