Guerra na Ucrânia deve derrubar PIB global em 45%, diz Banco Mundial

227

O banco projeta que o percentual pode ser menor a depender da intensidade e duração do conflito

A guerra que ocorre na Ucrânia após a invasão russa autorizada por Vladimir Putin pode fazer o produto interno bruto (PIB) encolher 45,1%. A previsão é do novo relatório do Banco Mundial para a Europa e a Ásia Central, divulgado neste domingo (10/4). A instituição pondera que a projeção pode mudar a depender da duração e da intensidade do conflito entre os países no Leste Europeu.

Há ainda a projeção da contração do PIB russo em 11,2%, resultado das sanções aplicadas por países ocidentais contra o país, em resposta ao conflito como forma de tentar pressionar Moscou. Em 2021, a economia russa cresceu 4,7%.

O relatório aponta para uma desaceleração global e um aumento da inflação, dívida e de pobreza. O impacto será sentido em todas as economias, mas o documento ressalta que os mercados emergentes devem ser particularmente afetados, em especial na Europa e na Ásia Central. A economia da região deve encolher 4,1% este ano, à medida que os choques econômicos da guerra se agravam somados com os impactos contínuos da pandemia.

Além de Rússia e Ucrânia, a projeção é de que Belarus, Moldávia, Quirguistão e Tajiquistão também entrem em recessão ainda neste ano de 2022.

“A invasão russa está causando um enorme golpe na economia da Ucrânia e infligiu enormes danos à infraestrutura”, disse Anna Bjerde, vice-presidente do Banco Mundial para a região da Europa e Ásia Central. “A Ucrânia precisa de apoio financeiro maciço imediatamente, pois luta para manter sua economia funcionando e o governo funcionando, para apoiar os cidadãos ucranianos que estão sofrendo e lidando com uma situação extrema”, completou.

Fonte: Correio Braziliense

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here