O Governo Central registrou déficit de R$ 39,4 bilhões em novembro. No acumulado do ano o montante é de R$ 114 bilhões de déficit, o equivalente a 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas no país. A projeção, segundo o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, em coletiva virtual, é que dezembro termine com déficit em torno de R$ 10 bilhões. Com isso, no acumulado seriam R$ 125 bi no ano.
Em contrapartida,a receita líquida teve um acréscimo de R$ 5,5 bilhões, 4,2% maior do que no ano passado. Enquanto que a despesa total registrou um aumento de R$ 29,4 bilhões (20% a mais do que novembro de 2022). Além disso, segundo o governo, de janeiro a novembro, a Previdência Social registrou déficit de R$ 290,6 bilhões, enquanto que o Tesouro Nacional e o Banco Central apresentaram superávit de R$ 176,2 bilhões, o que contabiliza o acumulado do ano.
O governo explica que o Tesouro Nacional é uma espécie de caixa do governo. O Tesouro recebe o dinheiro arrecadado pela Receita Federal e outros órgãos e faz a gestão para cumprir o orçamento.
Fonte: https://oestadoce.com.br/economia/governo-tem-deficit-primario-de-r-394-bilhoes-diz-tesouro/









