Governo do Estado intensifica ação de fiscalização para evitar aglomerações em Fortaleza

283

A fiscalização para evitar aglomerações em Fortaleza será intensificada pelo Governo do Estado, segundo o governador Camilo Santana. A informação foi confirmada durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta terça-feira (9). A ação faz parte das medidas de controle da fase 1 do plano de retomada da economia do Ceará.

Camilo ressaltou a importância da população respeitar as medidas de isolamento social e disse ter ficado assustado ao ver imagens de aglomerações registradas em pontos de comércio e em shoppings da Capital.

Para tentar evitar que os indicadores da saúde relacionados à pandemia do novo coronavírus apresentem piora durante esta semana, Camilo anunciou que Estado e a Prefeitura de Fortaleza deverão elaborar ações conjuntas de fiscalização sobre aglomerações.

“Intensificada a ação de fiscalização para evitar aglomerações em Fortaleza, que entrou na Fase 1 do Plano de Retomada Econômica. É fundamental que as pessoas tenham consciência e sigam as regras”, disse o governador.

O chefe do Executivo estadual ainda disse que a pandemia não foi solucionada no Ceará e que é importante seguir os protocolos de saúde.

“Não voltamos à normalidade e continuamos em isolamento social. Entramos na fase 1 apenas porque tivemos melhoras nos indicadores de saúde em Fortaleza, mas é importante alertar que nem tudo está autorizado. Nós continuamos em isolamento, com apenas 30% da capacidade no comércio e 40% da força de trabalho”, afirmou.

Camilo também destacou que o avanço do plano de retomada poderá ser freado pelo Estado caso os dados de contaminação, internações e óbitos causados pela covid-19 voltem a piorar.

“O avanço das fases depende das pessoas respeitarem os protocolos de saúde. É importante que as pessoas só saiam se tiverem de fazer atividades essenciais, como ir à farmácia ou em supermercados”, disse.

Fiscalização

Nesta terça (9), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) já fechou 11 estabelecimentos comerciais no Centro da cidade por funcionamento em horário não permitido (antes das 10h ou após as 16 horas).

Desde o dia 1 de junho, a Agência contabiliza 79 estabelecimentos comerciais fechados por descumprimento ao decreto de isolamento social.

Desde o dia 8 de maio, a Agefis informou que já realizou mais de 1.584 ações de monitoramento e dispersão de aglomerações. Foram realizadas 78 operações para o encerramento das feiras irregulares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here