Governo anuncia reposição salarial de 10,74%; luta contra defasagem continua

654

Nesta quarta-feira (22/12), o governador do Estado, Camilo Santana (PT), anunciou o índice de revisão geral para os servidores do Ceará, de 10,74%, parcelado em duas vezes, sendo metade em janeiro e a outra metade em maio de 2022.

A revisão salarial linear é, sem dúvida, um motivo para comemorar. É fruto da luta dos servidores, reunidos no Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais (Fuaspec), do qual o Sintaf faz parte. Foram diversos atos na Seplag e Assembleia Legislativa, reuniões com lideranças do governo, cobranças ao governador em eventos públicos, reuniões com o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho, até culminar recentemente numa grande campanha de outdoors que se espalhou pela cidade, com a mesma exigência da reposição salarial.

A Diretoria Colegiada do Sintaf e os fazendários assinalam a importância da reposição, mas destacam que os servidores não irão abrir mão da reposição dos 32,95% restantes, que correspondem às perdas salariais acumuladas nos dois mandatos de Camilo Santana.

A reposição linear, defendida pelo Sintaf desde o início, veio na contramão do que defendia o governo, que priorizava reajustes direcionados a algumas categorias, via plano de cargos e carreiras. Após tantas articulações e mobilizações, prevaleceu o bom senso, vindo a reposição para todos os servidores.

Dessa forma, o Sintaf continuará lutando, em conjunto com o Fuaspec, pela reposição de todas as perdas salariais, já que os 32,95% restantes continuam corroendo quase 1/3 da remuneração dos servidores, que são os trabalhadores que de fato executam as políticas públicas em nossa sociedade, dedicando a sua vida à população cearense.

Números

O índice de reposição salarial, de 10,74%, será concedido em duas vezes, sendo metade em janeiro e a outra metade em maio de 2022.

Conforme estudo técnico do Fuaspec, atualizado em novembro deste ano, a defasagem salarial desde o primeiro governo Camilo Santana alcançou o patamar de 43,69%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here