Governador recebe Fórum Unificado dos Servidores e ratifica melhorias na reposição salarial

316
Foto: Esdras Gomes

O Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) foi recebido pelo governador do Estado, Elmano de Freitas, na tarde desta segunda-feira (8/5), no Palácio da Abolição, para tratar da reposição salarial.

O Executivo assegurou o compromisso de valorização dos servidores e antecipou as duas parcelas do percentual anunciado para o reajuste, de 5,8%. Desta forma, os servidores receberão 3% em junho de 2023 e 2,8% em agosto. Já o pagamento do retroativo de 3% (janeiro a maio) será efetuado integralmente em dezembro deste ano.

A coordenação também se manifestou acerca do funcionamento das mesas setoriais e da importância do respeito à data-base de 1º de janeiro. As lideranças buscaram, ainda, sensibilizar o governador Elmano acerca das perdas salariais acumuladas desde 2015, que somam 37,03%.

Reunião foi intermediada pelo líder do governo e deputados

Pela manhã, o Fuaspec havia se reunido com o líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PDT), para debater melhorias na proposta de reposição salarial. Também participaram da reunião a vice-líder do governo, deputada Larissa Gaspar, o líder do PT na Alece, deputado Diassis Diniz, e o deputado Renato Roseno (Psol).

Pelo Sintaf, estiveram presentes o diretor de Organização, Carlos Brasil, e o diretor de Relações Intersindicais, Remo Moura.

O que melhorou na proposta?

● A proposta inicial do governo Elmano foi conceder reajuste de 5,8% parcelado em duas vezes – 3% em junho e 2,8% em outubro, sem retroatividade; após a segunda rodada de negociação, o governo admitiu retroatividade da primeira parcela (3%), a ser paga somente em janeiro de 2024;

● Após a reunião com o líder do governo e com o Governador, foi pactuado que a primeira parcela da reposição (3%) será em junho e a segunda (2,8%) foi antecipada para agosto. Além disso, o valor referente à retroatividade dos 3% (janeiro a maio) deverá ser pago integralmente ainda este ano;

● Outro avanço foi a repercussão do índice de reajuste de 5,8% no auxílio alimentação de todos os servidores.

A proposta de reajuste salarial de 5,8% para os servidores estaduais já foi enviada pelo Executivo para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). O projeto deve começar a tramitar em regime de urgência a partir desta terça-feira, 9.

Vitória da mobilização

A Diretoria Colegiada do Sintaf participou ativamente de todo o processo, nas reuniões preparatórias do Fuaspec, para a definição de estratégias, e nas principais reuniões com os representantes do governo e com o próprio Governador. Além disso, o estudo técnico que avalia as finanças estaduais e atesta a capacidade do governo em conceder a reposição salarial é de autoria do fazendário Lúcio Maia, pesquisador do Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice/Fundação Sintaf).

Na avaliação dos dirigentes do Sintaf, a melhoria da proposta inicial só foi possível devido ao engajamento dos sindicatos e associações, que demonstraram combatividade e capacidade de mobilização, e insistiram na abertura do diálogo com o Governador. No entanto, para mais avanços, é fundamental que os servidores públicos estaduais ampliem a consciência sobre a necessidade de permanecerem unidos e mobilizados.

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente a distorção cometida com os auxiliares d patologia continua, até quando essa distorção permanecerá, com a palavra entidades….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here