Fundeb precisa avançar

369

O orçamento é um dos pilares da educação básica no Brasil

Legenda: Fundeb será votado na Câmara dos Deputados
Foto: Camila Lima

A Câmara dos Deputados está debruçada sobre um projeto que é fundamental para a educação básica e pública em todo o País, principalmente para os estados nordestinos como o Ceará: a renovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb.

É por meio destes recursos que os municípios conseguem fazer investimentos garantidos na estrutura das escolas e na valorização dos profissionais do ensino, os professores.

Estes recursos são fundamentais para o sistema público, de forma geral, e é necessário, como vem abordando este jornal, em diversas reportagens desde o início do ano, o Congresso Nacional encontrar uma solução para os impasses e aprovar a matéria, fortalecendo o Fundeb.

Nova proposta

Em meio à discussão legislativa, o governo federal lançou proposta de modificação do fundo, o que fez com que a Câmara adiasse a votação que estava prevista para começar ontem. O presidente Rodrigo Maia, entretanto, avisou que a proposta tem que se aproximar do que já foi debatido e acordado no Legislativo.

Esse descompasso entre os poderes, que tem prejudicado o Brasil, não pode causar prejuízos para a educação, mais uma vez.

Fundo bilionário

No ano passado, o Fundeb arrecadou e destinou à educação pública R$ 166 bilhões. A proposta do governo traz inovações que não foram discutidas e demandariam ainda mais tempo para ser concretizada, na avaliação de líderes da Câmara.

Se não houver consenso, as dificuldades de aprovação poderão ser ainda maiores. E segue, entre os prefeitos, o temor de que se perda recursos para uma área que é fundamental e que tem tido avanços há pelos menos duas décadas no País.

Volta às aulas

Por falar em Educação, especialistas, deputados e representantes do Estado estão discutindo formas de retorno das aulas na rede pública estadual. O modelo mais falado, no momento, é o híbrido, em que parte dos alunos assistirão às aulas presencialmente e outra parte por meio virtual.

E em forma de rodízio. Este, entretanto, é apenas o início da discussão. É necessário avançar sem colocar as crianças e jovens e suas famílias em risco. Eis o desafio.

Remarcado

O PDT adiou seu primeiro evento de debate entre os indicados a pré-candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza. A ‘live’ estava marcada para hoje (21), mas o comando da legenda decidiu adiar para amanhã por conta da votação do Fundeb, na qual o deputado Idilvan Alencar está envolvido hoje. O ato foi remarcado.

Diário do Nordeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here