Fundação Sintaf beneficia primeiro projeto da terceira fase da campanha Servidor Solidário, o SOS Rua

851

A campanha “Servidor Solidário – Doe Alimentos, Salve Vidas”, que visa mobilizar os servidores públicos de todo o Estado, deu início à sua terceira fase no último dia 9 de abril. Coordenada pela Fundação Sintaf, a campanha vem arrecadando recursos para a distribuição de alimentos a famílias vulneráveis e pessoas em situação de rua no Ceará, diretamente prejudicadas pela pandemia da Covid-19.

O primeiro projeto contemplado nesta nova etapa da campanha foi o SOS Rua (@sos.rua), que começou suas atividades com uma “vakinha” online criada durante a primeira onda da pandemia do novo coronavírus. O objetivo é dar suporte a pessoas em situação de rua em Fortaleza.

Solidariedade na pandemia

Natural de Juazeiro do Norte, o estudante de psicologia e hipnoterapeuta Carlos de Thalisson, responsável pela iniciativa, conta que o projeto surgiu a partir da angústia e do sentimento de solidariedade com as pessoas mais vulneráveis, sem abrigo, família e afeto em meio à atual crise sanitária.

“Criei uma vakinha online e utilizei o Instagram @sos.rua para mobilizar pessoas em prol desta causa. Felizmente, a iniciativa foi um sucesso: em menos de uma semana consegui arrecadar a meta inicial, que era de 5 mil reais. Notei que sozinho não conseguiria dar conta de toda a responsabilidade que é administrar estes recursos e aplicá-los, então comecei a convidar pessoas a serem voluntárias, e aos poucos fomos estruturando um grupo. Foi assim que nasceu o SOS Rua, um projeto que já possui mais de um ano e que já investiu mais de 22 mil reais em doações para as pessoas mais vulneráveis, além de ter mobilizado centenas de pessoas em prol desta causa”, explica ele.

Dificuldades enfrentadas

O êxito do projeto não significa, no entanto, que a iniciativa não venha enfrentando dificuldades no período pandêmico. Sobre a atuação do SOS Rua, que realiza a entrega de kits de higiene, roupas e alimentos a pelo menos 150 pessoas durante cada ação, o estudante relata que o desenvolvimento das atividades também sofreu os impactos do avanço da contaminação no Estado: “Nós nos comprometemos a executar pelo menos uma ação social a cada quinze dias. Com o avanço da pandemia, a preocupação das pessoas também aumentou, e sofremos algumas oscilações com relação aos voluntários dispostos a ir às ruas, o que é perfeitamente compreensível. Mas continuamos agindo e fazendo o melhor possível para continuar ajudando”, afirmou.

Ajuda é sempre bem-vinda

Ainda segundo Carlos, as doações da campanha Servidor Solidário vieram em um momento de grande necessidade e foram de grande valia para as pessoas beneficiadas. “A campanha foi muito importante, porque a demanda que nós temos é muito maior do que os nossos recursos. E temos percebido que o avanço da pandemia tem intensificado o número de pessoas nas ruas. Inclusive, nossos recursos se esgotaram recentemente, e mais uma vez a campanha Servidor Solidário nos ajudou. Graças a isso nós conseguimos manter o projeto em atuação, ajudando as pessoas em situação de rua com alimentos e kits de higiene – os quais são cada vez mais essenciais no presente contexto. Agradecemos muito a força de todos os que doaram através da campanha. Para nós, representa o reconhecimento de que estamos fazendo um bom trabalho”, pontua Carlos.

Quer ajudar a Campanha Servidor Solidário?

Há duas formas de contribuir com a Campanha Servidor Solidário. A primeira é doar o valor que estiver ao seu alcance para a conta da Fundação Sintaf (dados abaixo). A segunda é adquirindo pontos na rifa para o sorteio de um notebook, através do WhatsApp (85) 9 9174-4607 (falar com Damiana, funcionária do Sintaf). Cada bilhete custa R$ 100,00 (cem reais) e os participantes concorrerão ao prêmio através do sorteio da Loteria Federal do dia 23/06, às 19 horas.

Confira abaixo os dados bancários para efetuar a sua contribuição:

Fundação Sintaf de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Científico e Cultural
Banco: Bradesco (237)
Conta: 20.366-1
Agência: 0643
Operação: Poupança
CNPJ: 10.321.543/0001-64
CHAVE PIX: fsintaf@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here