Fortaleza é capital que mais gera empregos e 2º PIB do Nordeste

7
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, participou da 10ª décima edição do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2022, nesta quarta-feira (22/06). O evento tem por objetivo reunir lideranças do cenário nacional para discutir temas relevantes para a gestão pública.

Como pontuou José Sarto, o encontro é oportunidade para que os líderes municipais possam trocar experiências e traçar estratégias de gestão para a fim de trazer maior eficiência à administração pública. Durante o evento, Sarto também participou do painel de abertura, apresentando resultados positivos de políticas públicas de sua gestão. “Nosso objetivo aqui é compartilhar experiências e conhecimentos, apresentar as políticas que deram certo e as que não deram tão certo. Estamos passando por um momento de diminuição de receitas, não só em Fortaleza, mas no Brasil inteiro. Ainda assim, somos a Capital que mais gera empregos e, pelo segundo ano, o maior PIB do Nordeste”
A 10ª edição do Seminário de Gestores Públicos marca também o retorno do evento ao formato presencial, que fora inviabilizado nos dois últimos anos em decorrência da pandemia de coronavírus. Juraci Muniz, coordenador Geral do Instituto Rui Barbosa e coordenador técnico do Seminário de Gestores Públicos, destacou que a edição deste ano conta com uma programação especial.

“O evento está, nesta edição de 10 anos, comemorando o retorno às atividades presenciais. Para isso preparamos uma programação especial, são palestras e painéis voltados ao auxílio da gestão municipal. São mais de 50 palestrantes, especialistas em diversos temas relevantes como Lei de Improbidade Administrativa, segurança pública, cultura e emprego. Nosso objetivo é apresentar experiências positivas de geração de emprego, renda, cidadania e desenvolvimento para os municípios”, relatou Muniz.
Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, apontou que o evento, além de promover o compartilhamento de experiências, também celebra os avanços sociais e econômicos alcançados pelas prefeituras cearenses nas últimas décadas.

“O estado do Ceará avançou muito em gestão ao longo dos últimos 20 anos, produzindo grandes lideranças e gestores de destaque nacional. Com essa elevação de nível, hoje temos diversos municípios com grandes prefeitos que respeitam os compromissos sociais e fiscais da administração pública”, ressaltou.
Izolda Cela, governadora do Ceará, também celebrou o evento e destacou que “a administração pública apresenta desafios robustos aos gestores municipais, mas parcerias, trocas de experiências e compromisso firmes com a sociedade podem ampliar horizontes e tornar sonhos em metas”.

O presidente do Instituto Rui Barbosa e vice-presidente do TCE-CE, Edilberto Pontes, apontou que o evento também é uma oportunidade para que instituições de controle possam também apresentar seus trabalhos e orientar os prefeitos quanto à gestão fiscal. “É importante que o TCE interaja com a sociedade e com os gestores. Nossa função, além de fiscalizar, é orientar a administração, apontar caminhos e boas práticas financeiras para os municípios do Ceará”, declarou Edilberto.

O Estado do Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here