Fortaleza começa a vacinação de crianças de 5 a 11 anos

272

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, no sábado (15), no Centro de Eventos do Ceará, a vacinação para as crianças de 11 a 5 anos. 400 crianças foram vacinadas ao longo deste fim de semana. O prefeito José Sarto, ao lado da secretária da Saúde, Ana Estela Leite, acompanhou o primeiro turno de aplicação das doses pediátricas da Pfizer e ressaltou a importância do cadastro desse público na plataforma Saúde Digital.

“Estamos começando a vacinação das crianças, que irão receber as doses na ordem de onze a cinco anos. Para aumentar os nossos agendamentos, que até ontem já contava com 50 mil crianças inscritas, estamos fazendo um mutirão de cadastros em mais de 50 locais em toda a cidade. Colocamos uma rede física e de recursos humanos, além de agentes ligados à Secretaria Municipal de Educação que realizam busca ativa, visto que metade desse público está matriculado na nossa rede de ensino. Contamos com os servidores da educação para orientar o cadastro das crianças, que deve ser feito de forma rápida”, detalhou o prefeito.

A primeira criança a ser vacinada foi Cecília de Lima, de 11 anos. Ela estava tão ansiosa para tomar a vacina que acordou às 4h da manhã. “Muito cedo eu tomei banho, lanchei e já fiquei pronta para vir. Somente quando cheguei aqui fiquei sabendo que seria a primeira a ser vacinada. Estou muito feliz”, relatou.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 completará um ano neste mês de janeiro, e a celebração é justamente a vacinação das crianças, de acordo com a secretária Ana Estela. Ela afirma que o planejamento desta nova fase requer cuidado e organização, além do apoio da população em relação à adesão e ao comparecimento.

“Continuamos agendando por bloco de horas e é muito importante estar atento e chegar no horário agendado. Os responsáveis devem fazer o cadastro das crianças e estarem atentos às listas. Fizemos toda a organização com muito carinho para receber nossas crianças, de forma que elas não esperem por muito tempo. Este é um momento de extrema alegria e de muita ansiedade, não só para os pais, para as crianças, e nós da gestão continuaremos a auxiliar a vacina aqui no município de Fortaleza”, ressaltou.

Já para José Ian, este foi um presente de aniversário antecipado. “Estou feliz demais, me vacinei logo no primeiro dia. Vem sendo difícil não poder sair de casa, não ver os colegas e nem abraçar. Não tive medo de tomar a vacina, e agora a esperança é de poder voltar a ver todo mundo”, contou.

A dona de casa Fernanda Célia foi ao Centro de Eventos para a sua terceira dose no mesmo dia em que a filha Maria Eduarda foi agendada para receber a primeira vacina contra a Covid. Ela recebeu na noite da última sexta (14/01) a notificação. “Fiz o cadastro essa semana e logo chegou a notificação para o primeiro dia. Foi um momento de emoção. É uma felicidade muito grande, poder ter o meu reforço junto à vacina dela. Não chegamos a pegar a doença e agora estamos protegidas”, declarou.

Mutirão de cadastramento
Aos pais e responsáveis que não possuem internet ou que tenham alguma dificuldade durante o cadastro, a Prefeitura está realizando um mutirão de cadastramento em mais de 50 equipamentos municipais. São eles:

  • 12 Secretarias Executivas Regionais
  • 4 Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim, José Walter)
  • Centro Cultural Canindezinho
  • Pracinha da Cultura do Ancuri
  • 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
  • 3 Centros de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH)
  • 4 terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antônio Bezerra e Parangaba)

    Em casa
    A secretária Ana Estela Leite enfatizou que, durante o ato do cadastro no Saúde Digital, os pais ou responsáveis por crianças acamadas, devem assinalar a opção de “criança restrita ao leito”. “Essa informação é muito importante porque nós estamos trabalhando na estratégia de como chegar a essas crianças”, enfatizou.
    Para efetuar o cadastro, é preciso informar dados pessoais como nome completo, Cartão Nacional de Saúde (CNS), data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

Fonte: O Estado CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here