Reunidos em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada de forma virtual na manhã desta terça-feira (29/06), os fazendários cearenses discutiram e aprovaram o Resultado das Eleições Sindicais do Sintaf em 2021. O pleito teve dois turnos, sendo o segundo adiado para a última segunda-feira (28), em virtude de problemas com o cadastro para votação no site.
Dessa forma, a chapa única “União de Todos os Fazendários” foi consagrada vitoriosa, com 690 votos válidos. Da mesma forma, a Assembleia homologou a escolha das coordenações regionais, conselheiros fiscais e delegados sindicais.
Resultado consolidado
A AGO teve início com a apresentação do Relatório Final das Eleições Sindicais pelo presidente da Comissão Eleitoral, Osvaldo Rebouças, que fez a leitura do documento para os presentes, com o resultado da apuração, submetendo-o à discussão e aprovação.
Dos 699 votos válidos, a chapa única “União de Todos os Fazendários” obteve 690. A principal questão levantada pelo Presidente foi o fato do Estatuto do Sintaf ser omisso quanto à necessidade de quórum no 2º turno. “O Estatuto nos leva a interpretar que, no 2º turno, há de se considerar os votos válidos”, afirmou Osvaldo Rebouças.
O contexto atípico em que as eleições ocorreram foi um dos pontos levantados durante as falas. “É preciso levar em consideração o momento em que vivemos, de pandemia, e as próprias dificuldades que envolvem o voto eletrônico”, refletiu o conselheiro fiscal recém-eleito, Antônio Miranda.
“A minha opinião é que a Assembleia deve deliberar pela aprovação da eleição. Se há omissão do Estatuto, ela deve ser corrigida oportunamente. A solução é validar”, sugeriu José Alves Coelho, que comporá o Conselho Fiscal na suplência. “Aproveito para parabenizar os eleitos. A luta continua!”
“Foram quase 700 votos para uma única chapa. É um número expressivo, que consolida esse resultado”, opinou Jucélio Praciano, que também irá compor o Conselho Fiscal.
Para Francisco Alves Brandão, delegado sindical eleito, foi um pleito com intempéries e obstáculos, mas é hora de seguir em frente. “Parabéns à Comissão Eleitoral e aos colegas eleitos. Temos à frente grandes desafios. Bom trabalho a todos!”, desejou.
Relatório é aprovado
Após a discussão sobre o Relatório Final, a Assembleia deliberou sobre o resultado das Eleições Sindicais 2021, aprovado por unanimidade.
O atual diretor de Organização, Lúcio Maia, que presidiu a Assembleia Geral, encerrou sua fala agradecendo à Comissão Eleitoral pelo trabalho e a todos os envolvidos.
Palavra da nova gestão
Em nome da nova gestão, o diretor de Organização eleito, Carlos Brasil, agradeceu a todos os fazendários que acreditaram nas propostas da chapa – e que confiam na luta do Sintaf, sempre pautada pela independência, responsabilidade social e defesa veemente dos direitos da categoria. O diretor também agradeceu aos coordenadores regionais, conselheiros fiscais e delegados sindicais pelo apoio.
“Dentre os compromissos que já assumimos, eu incluo mais um: atualizar o nosso Estatuto para que gestões futuras não passem por estes empecilhos. O Sintaf foi construído com muito carinho, há mais de 30 anos, e merece todo o nosso empenho e cuidado. Brevemente enviaremos o convite da posse e podem contar conosco nos próximos três anos”, ratificou.
:: Se você ainda não acessou o resultado das Eleições Sindicais, veja aqui
https://www.sintafce.org.br/comissao-eleitoral-divulga-resultado-das-eleicoes-sindicais-a-ser-apreciado-em-assembleia-geral/