Dia Livre de Impostos terá descontos de até 70%

120

A CDL Jovem realiza, no próximo dia 02 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI). Os lojistas dos Shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, além das lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza, já estão confirmando participação. A ação, realizada com o apoio da CDL de Fortaleza, tem o objetivo de conscientizar lojistas e consumidores sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos.

Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), o impacto dos impostos sobre o preço final dos produtos varia de 15,52% a 78,43%. No ano passado, o DLI, promovido pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) em todos os Estados, contou com a adesão de mais de 15 mil lojistas. Para este ano, a expectativa da CDL Jovem de Fortaleza é de que mais de 200 empresas participem da campanha na Capital e Região Metropolitana, oferecendo descontos de até 70% nos produtos comercializados, valor correspondente aos impostos pagos pelos consumidores.

Para o presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Roberto Júnior, a ação vai trazer para os consumidores a percepção de como o preço dos produtos fica sem o valor dos tributos. “Essa ação é um manifesto, um protesto, porque trabalhamos 6 meses durante o ano apenas para pagar impostos e o retorno que temos é muito baixo. Isso impede o crescimento do nosso País. Faz com que nós não tenhamos condições de ter mais consumo. Quem é lojista, quem é de serviço, vende menos. Então, isso é um entrave na nossa economia. É por isso que a CDL Jovem, de todo o Brasil, se reúne em manifesto de fazer essa experiência de mostrar para a sociedade de como nós pagamos muitos impostos”, pontua.

Carga tributária
Em 2021, o total de impostos pagos no Brasil chegou ao maior nível comparado aos últimos 12 anos, atingindo R$ 2,942 trilhões, ou 33,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo o relatório divulgado pelo Tesouro Nacional. Além disso, vale destacar que os impostos indiretos, aqueles embutidos no preço dos produtos e serviços, no Brasil, respondem por 45% da arrecadação.

Estudo divulgado pelo IBPT em outubro de 2021 em meio a discussão sobre a Reforma Tributária apontou que cerca de R$ 181 bilhões são gastos por ano por empresas no Brasil para manter pessoal, sistemas e equipamentos apenas para planejamento, acompanhamento e execução de obrigações fiscais.

O estudo mostrou ainda que cada empresa brasileira precisa seguir em média 4.626 normas tributárias, que abrigam 51.945 artigos com 121.033 parágrafos, o que é equivalente a 6,5 quilômetros de normas. Nos últimos 33 anos, no Brasil foram criadas 443.236 normas tributárias, de acordo com o estudo do IBPT.

O DLI foi criado em 2006 como uma forma de protesto contra as altas cargas tributárias no Brasil. O movimento chama atenção para a ineficiência do sistema tributário e a necessidade de simplificação e digitalização dos processos fiscais. Em 2021, o DLI teve sua participação recebida por diversos shoppings em todo o País e mais de 15.000 varejistas.

O Estado do Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here