Por meio da Portaria n° 285/2020, publicada no último dia 13 de novembro, no Diário Oficial do Estado, a Secretaria da Fazenda do Ceará designou os servidores fazendários que comporão a comissão incumbida de preparar o processo seletivo para provimento de cargos da Sefaz. Esta é a primeira iniciativa concreta rumo à solução de uma das demandas prioritárias da categoria fazendária: a realização de concurso público na Sefaz, diante do elevado número de aposentadorias e da notória carência de pessoal.
“Nossa reivindicação é que o concurso contemple todos os cargos da Secretaria, tendo em vista a insuficiência de servidores em todas as unidades fazendárias, comprometendo as condições de trabalho e, como consequência, a arrecadação. Esperamos que a quantidade de vagas seja suficiente para suprir as atividades fins da Sefaz: Tributação, Arrecadação, Fiscalização e Finanças”, aponta o diretor de Organização do Sintaf, Lúcio Maia.
A demanda por concurso público tem sida pauta constante nas negociações entre o Sintaf e a Administração Fazendária. Na última reunião, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, confirmou que o certame irá acontecer no primeiro semestre de 2021.