Cresce interesse por hub de hidrogênio verde no CE

520

O hub de hidrogênio verde (H2V) no Ceará foi lançado em fevereiro pelo Governo do Ceará, Complexo do Pecém (CIPP S/A), Federação das Indústrias do Estado (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC) e desde então tem atraído a atenção de empresas interessadas em atuar neste ramo. O hub promete abranger desde a geração de energia renovável à produção de hidrogênio verde e derivados, armazenamento, distribuição e consumo, inclusive para exportação.

ARQUIVO JORNAL O ESTADO CE

Neste mês, a White Martins assinou um Memorando de Entendimento com o Complexo do Pecém firmando interesse de participar do hub de hidrogênio verde. A parceria pretende estabelecer e desenvolver as potencialidades da produção local, voltada prioritariamente à exportação para a Europa. Com a assinatura do memorando, o Complexo do Pecém prestará o suporte para mapear novas oportunidades de negócios para a produção e o fornecimento de Hidrogênio pela Verde pela White Martins.

“Identificamos nesta parceria a possibilidade de inovar na produção e no fornecimento de energia limpa com investimentos na cadeia de valor do Hidrogênio Verde, aproveitando a sinergia da planta de gases do ar da White Martins já existente no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Este projeto está em linha com a estratégia global da Linde de crescimento no mercado de hidrogênio verde. Além disso, considerando as características da região que dispõe de um parque industrial de ponta e capacidade de produção de energia renovável, temos a expectativa positiva de viabilizar um empreendimento que poderá ser um grande diferencial para nosso país”, afirma o diretor de Hidrogênio e Gás Natural Liquefeito da White Martins, Guilherme Ricci.

A diretora comercial do Complexo do Pecém, Duna Uribe, afirmou que a participação da White Martins, detentora de tecnologia e expertise em várias áreas-chave da cadeia de produção, distribuição e aplicação do hidrogênio verde, será uma importante parceira para o hub no Pecém.

Fornecedor
A meta é tornar o Ceará um fornecedor global de H2V, contribuindo assim com a redução dos níveis globais de Dióxido de Carbono (CO2). “É necessário destacar que o projeto não conta com investimento de verbas públicas, mas o Estado do Ceará desenvolverá políticas públicas de energias renováveis para o desenvolvimento sustentável, focadas em maximizar os benefícios para a região e consolidar o futuro HUB de Hidrogênio Verde do Pecém”, pontua Roseane Medeiros, secretária Executiva da Indústria na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) do Governo do Ceará.

O diretor do Porto de Roterdã Internacional (PORint), René van der Plas, destacou que o memorando é mais uma prova de reconhecimento de potencial do Ceará para a produção do hidrogênio.

Potencial
O Ceará oferece alto potencial para energia eólica onshore (94 GW) e offshore (117 GW), alto potencial para energia solar (643 GW) e complementaridade diária solar + eólica = 50%/50%, uma condição ideal para a operação de eletrolisadores. Além disso, conta com mão de obra qualificada, com rede de ensino médio e superior apta a atender a demanda da nova cadeia produtiva e também condições fiscais e administrativas confiáveis, através do benefício fiscal concedido pelo PIER (Programa de Incentivos a Cadeia Produtiva de Energias Renováveis). (Com informações Ascom/Porto do Pecém)

O Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here