Brasil
No Brasil, após uma sequência de quatro meses seguidos de avanços, o varejo encerrou o primeiro semestre com perda de fôlego disseminada, em meio a um cenário de inflação pressionada e crédito mais caro, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio.
Na comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, o volume vendido cresceu na média global do varejo em janeiro (2,3%), fevereiro (1,3%), março (1,2%) e abril (0,6%). Após uma revisão nos dados, foram registradas quedas em maio (-0,4%) e em junho (-1,4%).
Enquanto o bom desempenho dos primeiros meses do ano era considerado heterogêneo, sustentado por algumas atividades, a queda no volume vendido em junho ante maio foi generalizada, confirmou Cristiano Santos, gerente da pesquisa do IBGE.
Sete das oito grandes atividades que integram o setor varejista brasileiro registraram perdas no mês. No comércio varejista ampliado, houve redução de 2,3% em junho. “A inflação estava bastante pronunciada para algumas atividades, como combustíveis e lubrificantes, supermercados”, mencionou. (AE)