Ceará poderá passar a exportar carne bovina em 2024

533

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, o Ceará poderá estar apto para iniciar exportações de carne bovina até 2024. Além de atingir o mercado internacional, o abastecimento interno do produto também estaria garantido até a data.

Foto: Reprodução/ Senado Federal

A declaração foi feita durante um evento na sede da instituição, em Fortaleza, no qual também foi lançada a campanha “Ceará livre da febre aftosa sem vacinação”. De acordo com o presidente da Federação, o foco do órgão é, primeiramente, garantir o abastecimento da Capital do estado e de sua região metropolitana.

“Surgiu a oportunidade nessas conversas de zona livre para a exportação, também exportarmos carne bovina, mas o nosso interesse no momento é atender o mercado do Ceará, principalmente a Região Metropolitana de Fortaleza, pois de três milhões de cabeças que temos, não existe nenhum frigorífico grande e bom. E a gente precisa se preparar para fazer isso”, complementa.

Para que essa realidade seja possível, no entanto, é necessário erradicar a febre aftosa, uma doença que ocasiona febre e o desenvolvimento de feridas na boca e nos pés de bovinos, caprinos, ovinos, suínos e búfalos. O imunizante anteriormente utilizado para combater a doença deixou de ser utilizado no estado em maio deste ano.

O prazo para essa erradicação no estado foi menor do que o previsto pelo Plano estratégico do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PE PNEFA), o qual determina que a doença seja eliminada do país, sem a utilização de vacinas, até 2026.

O Estado do Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here