O Banco do Nordeste (BNB) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão negociando a liberação de US$ 300 milhões, equivalentes a R$ 1,6 bilhão, para financiar projetos de infraestrutura e capacitação técnica de cadeias produtivas. O Ceará deve ser contemplado com parte do valor, caso surjam projetos aptos ao financiamento. A expectativa é de que os recursos estejam disponíveis no primeiro semestre de 2023 nos estados da área de atuação do BNB.
As reuniões entre as equipes de trabalho dos dois bancos começaram este mês e servem para elaboração do programa e detalhamento de aspectos técnicos visando atender as normas previstas na Lei de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
“Esta será uma boa oportunidade para realizarmos operações com a gestão pública local e impulsionarmos a economia. A parceria também vai permitir a estruturação de uma fábrica de projetos no Banco do Nordeste, para apoio a futuras iniciativas”, disse o presidente do BNB, José Gomes da Costa, ao observar que os recursos serão utilizados para dar suporte aos governos estaduais na estruturação de cadeias produtivas locais.
A negociação com o BID foi autorização no âmbito do Programa de Desenvolvimento Produtivo da Região Nordeste (Prodepro), que tem por objetivo superar gargalos de infraestrutura e favorecer a competitividade das empresas e a melhoria dos indicadores socioeconômicos da Região.
Podem ser beneficiados projetos ligados a rodovias, ramais ferroviários, condomínios logísticos, irrigação, saneamento, energia e conectividade.







