Atividade econômica cresce 1,04% em janeiro

451

A atividade econômica cresceu 1,04% em janeiro. É o que aponta o indicador IBC-Br do BC (Banco Central) divulgado nesta segunda-feira (15). O índice alcançou o maior patamar desde maio de 2015, apontando uma retomada econômica no período.

De acordo com economistas, a tendência é de desaceleração em fevereiro e março em razão do agravamento da pandemia e de novas medidas de restrição adotadas em alguns estados. Além disso, o número de janeiro ainda reflete o relaxamento do isolamento social promovido no fim do ano passado e do auxílio emergencial.

O indicador é medido em pontos e chegou a 140,30 no mês. A variação percentual foi quase o dobro da observada em dezembro (0,64%).
Silvia Matos, pesquisadora de economia aplicada do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia) da FGV (Fundação Getulio Vargas), diz que a retomada da economia está condicionada à capacidade de conter a pandemia. “Os números do passado foram positivos, mas ficaram no passado. Agora temos uma nova rodada de restrições e setores que já estavam muito deprimidos, como serviços, devem permanecer assim”, avalia a especialista.

Fonte: Jornal O Estado CE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here