Assembleia Geral Ordinária aprova prestação de contas do Sintaf referente ao exercício de 2020

Deliberação confirma transparência e responsabilidade na gestão da entidade

Filiados(as) ativos e aposentados do Sintaf aprovaram, na manhã desta segunda-feira (3/5), o relatório do Conselho Fiscal sobre a prestação de contas do Sindicato referente ao exercício financeiro de 2020. A apreciação ocorreu durante Assembleia Geral Ordinária realizada de forma virtual, devido às medidas de restrição contra a Covid-19.

A Assembleia foi presidida e secretariada, respectivamente, pelos diretores Marlio Lima e Remo Moura. Representando o Conselho Fiscal, participaram os conselheiros Francisco Ângelo e Antônio Miranda.

Demonstrações Contábeis

As Demonstrações Contábeis do Sintaf, relativas ao exercício financeiro de 2020, foram apresentadas com detalhes pelo diretor de Organização do Sintaf, Lúcio Maia, e são referentes ao Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis.

O diretor ressaltou que a entidade só possui 2,6% de seu capital financeiro comprometido. “Além disso, nossa liquidez imediata é de 19,67%, o que significa que para cada R$ 1,00 a pagar nós dispomos em caixa de R$ 19,67. É um índice excelente”, destacou, lembrando que os balancetes de verificação e a demonstração dos fluxos de caixa mensais do Sindicato estão disponíveis na área restrita do site da entidade. “As demonstrações são publicadas até o último dia do mês subsequente ao período das mesmas. Quem quiser se inteirar da situação econômico-financeira do Sindicato, é só acessar”.

Relatório do Conselho Fiscal

Posteriormente, o conselheiro Francisco Ângelo realizou a leitura do relatório elaborado pelo Conselho Fiscal, com parecer a respeito das demonstrações contábeis da entidade. “Nossa opinião, é que as demonstrações contábeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do SINTAF em 31 de dezembro de 2020, de acordo com os princípios de contabilidade”, diz o documento.

Aprovação por unanimidade

Ao final da Assembleia, após a leitura do relatório do Conselho Fiscal, todos os presentes foram favoráveis à sua aprovação. Desse modo, as demonstrações contábeis do Sintaf referentes ao exercício financeiro de 2020 foram aprovadas por unanimidade pelos filiados.

Com a palavra, o fazendário aposentado José Alves Coelho parabenizou a Diretoria Colegiada, com destaque para os diretores Lúcio Maia e Carlos Brasil, pela condução das finanças da entidade. Ele também agradeceu os integrantes do Conselho Fiscal, destacando o trabalho realizado.