Aprovada prestação de contas do Sintaf de 2021 e orçamento da entidade para 2022

394

Gestão sindical se consolida com transparência e responsabilidade

Dirigentes e lideranças sindicais se reuniram na manhã desta quinta-feira (12/5), na sede da Fundação Sintaf, para participar da Assembleia Geral Ordinária (AGO) que analisou a prestação de contas do Sintaf referente ao exercício financeiro de 2021 e da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que discutiu o orçamento apresentado pela Diretoria Colegiada para o exercício de 2022.

As Demonstrações Contábeis foram apresentadas pelo diretor de Organização do Sindicato, Carlos Brasil, que dirimiu prontamente as dúvidas dos presentes. Elas se referem ao Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Notas Explicativas.

Em sua fala, Carlos Brasil ressaltou que, apesar das dificuldades enfrentadas com a pandemia, a Diretoria Colegiada soube conduzir de forma responsável a sua ação sindical. “Investimos de forma expressiva na campanha de valorização do servidor fazendário, veiculada em setembro passado nas mídias sociais e na TV aberta, e na campanha conjunta com o Fórum Unificado dos Servidores (Fuaspec), que contou com outdoors espalhados pela cidade cobrando a reposição salarial linear para todos os servidores públicos do Estado”, esclareceu.

Na ocasião, o conselheiro fiscal Jucélio Praciano apresentou o parecer do Conselho sobre a prestação de contas do Sintaf do exercício financeiro de 2021, análise desempenhada conjuntamente com os conselheiros Antonio Miranda e Pedro Júnior. “Nossa opinião é que as demonstrações contábeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira do Sintaf em 31 de dezembro de 2021, de acordo com os princípios de contabilidade”, destaca o parecer.

Ao final da Assembleia, após a leitura do relatório do Conselho Fiscal, todos os presentes foram favoráveis à sua aprovação.

Transparência na gestão financeira

Com a palavra, o fazendário aposentado Lúcio Maia parabenizou a Diretoria Colegiada por manter a transparência na gestão financeira. “Isso dá mais credibilidade ainda ao Sindicato. Todo mês, de forma tempestiva, são publicados o balancete e a demonstração dos fluxos de caixa do mês anterior. A gestão que nos sucedeu está fazendo um excelente trabalho na área financeira”, afirmou.

Orçamento de 2022 é aprovado

Em seguida, teve início a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) que avaliou a proposta orçamentária da Diretoria Colegiada para o exercício financeiro de 2022. É importante ressaltar que o orçamento já havia sido discutido e aperfeiçoado pelos delegados sindicais em fevereiro deste ano, durante Reunião Extraordinária do Conselho Sindical. O orçamento contempla as diversas atividades do Sindicato, com receitas previstas e despesas fixadas, e busca atender aos desafios da categoria nas lutas sindicais.

Após a apresentação do orçamento para 2022, feita pelo diretor de Organização, Carlos Brasil, com a contribuição do diretor Administrativo-Financeiro, José Oliveira, o documento foi aprovado na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here