Anatel confirma liberação para sinal 5G em Fortaleza a partir do dia 5 de setembro

125

|TECNOLOGIA| Duas operadoras, Tim e Vivo, já informaram o respectivo número de bairros em que passarão a operar e totalizam 39 na Capital

A cidade de Fortaleza foi oficialmente liberada para receber a tecnologia 5G, a partir da próxima segunda-feira, 5 de setembro, ao lado de Recife (PE) e Natal (RN).

Somadas às capitais em que o sinal 5G já entrou em operação, o País terá 15 municípios utilizando a tecnologia, mesmo que parcialmente, a partir da próxima semana.

A decisão foi tomada ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por meio do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).

No caso de Fortaleza, pelo menos, 39 bairros serão atendidos. Isso porque duas operadoras habilitadas para ativar o sinal 5G, a Tim e a Vivo, já informaram o número de bairros da Capital que serão contemplados nessa fase inicial de implantação. A Tim, por exemplo, vai operar em 31 bairros. Por sua vez, conforme O POVO adiantou, a Vivo vai operar em 18 bairros. Além disso, 10 bairros terão cobertura simultânea de ambas as empresas.

A Claro informou apenas que “já possui cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G em seu portfólio e estimula preços mais acessíveis para o consumidor”. Já a Brisanet, empresa com sede em Pereiro, e que foi considerada uma das grandes surpresas do leilão do 5G, disse por meio de sua assessoria, que está em um período interno de implementação da tecnologia.

De acordo com a Anatel, até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação prevista no edital do leilão da tecnologia, Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 102 estações de 5G ativadas em Fortaleza, 63 em Recife e 33 em Natal. O anúncio da Anatel acontece após uma série de idas e vindas quanto à definição da data para essa autorização ser concedida. Inicialmente, Fortaleza estava cotada para ser uma das primeiras cidades do País a receber a tecnologia 5G.

Em 6 de julho, Brasília foi a primeira capital a ter o sinal ativado. Depois, se anunciou que todas as demais capitais, incluindo a cearense, teriam 5G no dia 31 de julho. Posteriormente, em 29 de setembro, e em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa no dia 9 de agosto, o conselheiro da Anatel, Vicente Aquino, afirmou que a tecnologia estaria ativa, em Fortaleza, ainda naquele mês, o que não ocorreu.

Doze capitais já contam com o sinal em operação: Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e João Pessoa. Além das três capitais que passam a contar com o 5G, na próxima semana. As outras 12 capitais precisam estar liberadas até 28 de outubro para a ativação da tecnologia. As operadoras então terão mais 30 dias, podendo ligar o sinal até 27 de novembro.

Entre as prováveis razões para o atraso na implantação do 5G está a interferência entre os sinais da nova tecnologia e o da transmissão de TV aberta por meio de antenas parabólicas. Em nota, o Conselho Diretor da Anatel, explicou que a faixa de 3,5 GHz, praticamente a mesma em que operam os sinais captados pelas parabólicas, é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.

Por conta disso, de acordo com o comunicado da agência, o adiamento da data de liberação do uso do 5G nessa faixa foi necessário “para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências”. (Colaboraram Beatriz Cavalcante e Samuel Pimentel)

Bairros com cobertura 5G confirmada

Apenas pela TIM:

1. Fátima
2. Parangaba
3. Parque Manibura
4. Vila União
5. Itaperi
6. Carlito Pamplona
7. Damas
8. Maraponga
9. Mondubim
10. Pan Americano
11. Rodolfo Teófilo
12. Jacarecanga
13. Jardim América
14. Quintino Cunha
15. São João do Tauape
16. Jóquei Clube
17. Vila Peri
18. Alagadiço
19. Manuel Sátiro
20. Parque Santa Rosa
21. Vicente Pizón

Apenas pela Vivo:

1. Antônio Diogo
2. Benfica
3. Centro
4. Cocó
5. Jardim das Oliveiras
6. José Bonifácio
7. José de Alencar
8. Praia de Iracema

Pela Tim e pela Vivo, simultaneamente:

1. Meireles
2. Aldeota
3. Papicu
4. Cidade dos Funcionários
5. Edson Queiroz
6. Mucuripe
7. Dionísio Torres
8. Joaquim Távora
9. Luciano Cavalcante
10. Praia do Futuro

Fonte: O Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here