Até o momento, a Administração da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) não deu retorno à Diretoria Colegiada do Sintaf sobre as principais demandas da categoria, a exemplo da incorporação dos 38% restantes do piso do PDF, do novo cálculo da média de produtividade para fins de aposentadoria e da realização de concurso público para o cargo de Auditor Fiscal Adjunto. No ato desta segunda-feira (13), os fazendários protestaram contra o descaso da Sefaz, que tem postergado a solução de diversos problemas.
Na última Assembleia Geral, ocorrida em 3 de dezembro, o Sintaf protocolou, junto à Sefaz e a Seplag, a contraproposta para o cálculo da média de PDF para efeitos de aposentadoria, visando corrigir as distorções atuais que prejudicam os servidores, bem como a garantia de regras de transição menos danosas no que diz respeito ao tempo de permanência no serviço público.
O descaso da Sefaz com os servidores tem sido evidente, principalmente, com a protelação de questões fundamentais à atividade fazendária. Com equipes muito reduzidas e metas exaustivas, os servidores relatam que é impossível fiscalizar. Além disso, há postos fiscais com problemas graves de infraestrutura e ausência de material adequado à fiscalização, como scanners. Tudo isso terá impacto negativo na arrecadação, conforme o Sintaf vem denunciando nos últimos meses.
:: As propostas elaboradas pelo Sintaf se encontram disponíveis na área restrita do site do Sindicato, para consulta dos filiados. Acesse aqui.