300 lojas dão descontos em Dia Livre de Impostos

198

Você sabe quanto paga em impostos e taxas cada vez que faz uma compra? Na próxima quinta-feira lojas em Fortaleza vão mostrar quanto o consumidor paga de impostos, taxas e encargos municipais, estaduais e federais em cada produto, e isso será feito através de descontos.

No “Dia Livre de Impostos” os consumidores podem adquirir produtos com descontos de até 70% nos Shoppings Iguatemi, North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei e Eusébio e também no comércio de rua da cidade. As compras com desconto também vão poder ser feitas de forma online pelo site do www.dialivredeimpostos.com.br. Os descontos no preço de perfumes nacionais chegam a 69%, nos óculos de sol 44%, calçados 36% e roupas 34%.

Os cálculos do valor referente aos impostos e encargos foram feitos pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.
O Dia é uma ação de conscientização, mas pode também movimentar bastante o comércio. A expectativa é um aumento de 30% nas vendas em relação a uma quinta-feira normal. No ano passado por causa da pandemia o Dia Sem Impostos foi totalmente online. O número de lojas participantes mais do que dobrou este ano, passou de 120 para 300 lojas com descontos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem de Fortaleza organiza a maior edição do Dia Livre de Impostos (DLI) em 2021. Será no próximo dia 27 de maio. O Dia Livre de Impostos é uma campanha nacional e as CDLs Jovens de todo o País realizam essa ação com o objetivo conscientizar a população sobre a cobrança excessiva de impostos e o baixo retorno dos serviços prestados para a população, e também sobre os benefícios da reforma tributária.
De acordo com o presidente da CDL Jovem de Fortaleza, Roberto Leite Júnior, o Dia Livre de Impostos deve oferecer aos consumidores descontos de até 70% nos produtos, correspondente ao valor dos tributos. “Para bancar o desconto, todos os lojistas participantes isentam os produtos ou serviços dos impostos e eles mesmos pagam ao governo pelo valor descontado”, acrescenta.

O empresário explica ainda que, desta forma, é possível mostrar a população o real impacto dos impostos na vida dos brasileiros e como o poder de compra seria aumentado.

“A alta carga tributária impede que se consuma mais, se venda mais, o que geraria mais renda e empregos. Sem dúvidas, o grande número de impostos e as taxas de tributação altíssimas são um grande empecilho ao nosso crescimento. Não somos contra pagar impostos, mas é nosso grito de protesto pela cobrança abusiva”, afirma.
As empresas interessadas em fazer parte da iniciativa ainda podem se cadastrar por meio do site do DLI ou pelo site da CDL Jovem de Fortaleza ou ainda pelo Instagram da entidade lojista.

Roberto Leite Júnior destaca ainda o motivo do DLI ser realizado no dia 27 de maio. “Essa data simboliza o tempo que gastamos no ano pagando impostos. De janeiro até o dia 27 de maio, trabalhamos basicamente para pagar impostos. São 153 dias só pagando impostos, seja como consumidor ou empreendedor. Depois disso é que trabalhamos para pagar nosso consumo.”

Fonte: O Estado CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here