Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Saiu na Imprensa

  16/04/2018   

O dia a dia dos espiões da Receita Federal

| INTELIGÊNCIA | Coordenador-chefe de Pesquisa e Investigação descreve a rotina do setor. Segundo Gerson Schaan, autos de infração aplicados com a Lava Jato já somam R$ 16 bilhões

Dos cerca de 170 servidores lotados na Coordenadoria de Pesquisa e Investigação (Copei), o gaúcho Gerson D’Agord Schaan é o único que faz aparições públicas, participa de palestras e concede entrevistas. Aos de fora, fala-se pouco na Copei. Discrição e sigilo são regra. A Copei é o núcleo de Inteligência da Receita Federal. No Ceará, são 13 integrantes, que atuam também entre os estados do Maranhão e Piauí.

Ao pé da letra, a Copei reúne os espiões do Fisco nacional. Silenciosos, observam quem tenta ou comete crimes de lavagem de dinheiro ou movimentações financeiras fora do permitido. Gerson Schaan é o coordenador-geral deles desde o início do governo Lula.

Atravessou também o mandato interrompido de Dilma Rousseff e segue presente na gestão Michel Temer.

Schaan está no cargo desde 2003, apenas com o intervalo entre 2009 e 2012, quando foi cedido ao Conselho de Controle das Atividades Financeiras (Coaf) - outro órgão com propósito semelhante, de atenção a possíveis ilícitos fiscais e tributários. Ele é formado em Ciências Econômicas, com Especialização em Finanças Públicas.

A Copei é um dos braços da Receita mais próximos da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Desde 2005, em atuações conjuntas, o balanço aponta 329 operações realizadas, 5.872 ordens de busca e apreensão e quase 3 mil presos.

Como principal e mais midiática das operações, a Lava Jato teve vários caminhos traçados a partir de apurações da Copei ao longo de quatro anos e 50 fases - não todas, informa. A operação soma R$ 16 bilhões em autos de infração já aplicados. Schaan também não estica a conversa, perguntado sobre investigações no Ceará. Disse que os trabalhos continuam em andamento. No mês passado, esteve em Fortaleza ministrando treinamento interno.

VER LINK PARA A ENTREVISTA:

https://www.opovo.com.br/jornal/paginasazuis/2018/04/o-dia-a-dia-dos-espioes-da-receita-federal.html

 

 

 

Fonte: www.opovo.com.br
Última atualização: 16/04/2018 às 14:31:32
 
Nota da Assessoria: O Sintaf não se responsabiliza pelo conteúdo e/ou opiniões emitidas nas notícias reproduzidas nesta área. As notícias aqui disponibilizadas são reprodução de temas de interesse veiculados na mídia.
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente

Comentários

Seja o primeiro a comentar. Basta clicar no botão acima.

Rua Agapito dos Santos, 300 - Centro
Fortaleza/Ce | CEP 60010250

www.igenio.com.br